domingo, 2 de novembro de 2014

Travessia Agulhas Negras a Visconde de Mauá

Enquanto puderes erguer os olhos para o céu, sem medo, saberás que tens o coração puro, e isto significa felicidade
Anne Frank

*Por Wagner Marrane

Parque do Itatiaia – RJ - Aqui vai mais uma aventura, um lugar que me enche os olhos e posso falar que sempre voltarei enquanto estiver vivo. Parque do Itatiaia é simplesmente lindo, o primeiro parque Nacional, situado na Serra da Mantiqueira, fundado por Getúlio Vargas em 1937.

Partimos as 05:30h do dia 14 de junho de São Paulo, rumo ao Rio de Janeiro. Nesta aventura pude contar com dois amigos que, loucos ou não, aceitaram participar dessa aventura.

Da esq. para dir - Cassio, Karine, Wagner

Era um grupo grande, empolgado, com um mix de experiência e falta dela, inacreditável, mas aquela coisa em comum os movia – “A vontade de ver o que mãe natureza fez com tanto carinho”. Entramos na trilha em torno das 10 horas e então seguimos, cruzando por locais lindos, cuja obra foi esculpidas por vários anos.  

Chegamos a pousada em torno de 18h, o frio já se fazia presente e noite apresentava seu cartão de visita. Localizada num vale, posso dizer foi uma experiência interessante. A pousava contava com 3 casas, onde na casa principal ficaram os casais e nas outras duas casas dividimos entre masculino e feminino. Tomar um banho foi o desafio da noite, pois a água quente teimou em não ficar disponível em todas as casas. 

No grupo, um engenheiro ambiental com quem fiz uma amizade para muitas trilhas, nos falou que aquela água tinha a propriedade de “alta dureza”, ou seja, a dificuldade de remover o sabonete do corpo era maior e isso fez com que o banho levasse mais tempo. Daí fica a pergunta: “Teve ou não teve banho de gato”? rss ;). 


O Jantar aliviou o desafio do banho. Foi o prêmio da noite: peixe com aquele arroz e feijão super caseiros, Humm... Noite de sono muito boa, nem ouvi a 5ª sinfonia de roncos que aconteceu no quarto, 7 vozes para deixar os três tenores de orelha em pé. Felizmente, cansados do que jeito que estávamos o primeiro sentido a desligar foi a audição.

Acordamos cedo e fomos agraciados por uma linda manhã de sol e um café da manhã muito bom. Depois de algumas horas de caminhada atingimos o ponto mais alto e ter a sensação de estar acima das nuvens e perto de Deus é fantástico.


Terminamos a trilha num ponto de lindas cachoeiras e uma cidade com um tom e personalidade europeia, recomendo aos apaixonados uma visita a Visconde de Mauá.

Nessa experiência, pude ajudar pessoas. A primeira foi a Fabiana, com ela pude aprender que nossos conhecimentos devem ser aplicados para ajudar. Consegui auxiliá-la para que não sofresse com as bolhas que tinham aparecido durante o caminho. A segunda foi a Marli, que sofreu um tombo e teve escoriações na perna. Dessa eu jamais irei esquecer. Ela esteve por duas vezes no Caminho de Santiago, meu objetivo principal, e enquanto a auxiliava, me contou a história dos “anjos do caminho”. Naquele momento me senti importante. Sem devaneios tive a certeza que finalmente estava no “caminho”.

2 comentários:

  1. Wagner, adorei seu texto, sem duvida Esta foi um experiência maravilhosa com muitos ensinamentos que jamais esquecerei!

    ResponderExcluir