sexta-feira, 21 de novembro de 2014

Os Quatro Elementos: Fogo

"A alegria é o fogo sagrado que mantém aquecido o nosso objetivo, acesa a nossa inteligência"
Hellen Keller


Caminhar é ter contato com a natureza. Expor-se aos elementos,  lembrar que somos parte da vida. Este post é parte de uma série, relacionando as caminhadas aos elementos Água, Terra, Fogo e Ar. Fogo remete à vontade, energia, alquimia, transformação. Seu poder destrutivo nos assusta e fascina. Nossos músculos queimam calorias enquanto caminhamos. Geram calor, que exala de nosso corpo.


Houve um tempo em que nossa espécie não dominava o fogo. Ele aparecia de um raio, ou do calor das pedras, causando destruição, espantando a vida. Coube a nosso engenho trazer esta força da natureza para nosso favor. Fogo é o elemento que vai para cima, se eleva, está associado às religiões. Todos os ritos religiosos utilizam o fogo.

Foi o fogo quem permitiu que nossa espécie dormisse mais tranquila, e com isso a evolução de nosso cérebro, nossa consciência, nossa inconsciência. Quando caminhamos, o transe promovido pelo movimento de nossos pés nos leva a esse mundo de sonhos, em que nossas ideias são visitadas, repisadas.


Fogo destrói, abre espaço ao novo – das paisagens calcinadas ao rejuvenescimento – ao brotar mais verde, fortalecido. Houve uma experiência no Parque Yellowstone, em que se combateu o fogo com dedicação. Quando ele finalmente venceu, anos e anos de fogo "impedido" haviam gerado uma enorme quantidade de materiais inflamáveis, que ao queimar mataram o cerne das árvores. Foi assim que os ambientalistas descobriram que o fogo periódico renova a paisagem, remove materiais mortos, dá chance para os vegetais recomeçarem.

Um comentário: