sábado, 11 de outubro de 2014

Dicas para Iniciantes

* Por Cláudio Caldeira


A Caminhada é uma agradável prática esportiva, que combina os benefícios do esporte com o relacionamento interpessoal. Devido ao longo tempo juntos, os participantes têm a oportunidade de ótimas conversas. Apesar das vantagens, é aconselhável que o iniciante siga algumas dicas, para que tenha mais chances de aproveitar, sem o risco de se machucar:
  • Caminhar é natural e não agride o organismo. Por isso, é o exercício mais recomendado por médicos, mesmo em casos de doentes crônicos. Ainda assim, é uma boa ideia ter o ok de seu médico antes de iniciar qualquer atividade física;
* Caminhando e batendo papo...
  • Ao me procurar, todos os que querem iniciar imaginam que é preciso ter uma excelente condição aeróbica, mas isto não é essencial. É claro que ajuda, mas o que é fundamental é ter uma condição muscular para permitir longas jornadas. Isso é obtido através de exercícios físicos específicos que podem ser orientados por um profissional de uma boa academia.
*Cuide do seu sono, sua alimentação e pratique exercícios

  • É aconselhável verificar qual o grau de dificuldade das primeiras trilhas/caminhadas para evitar traumas. Se você está começando, não é boa ideia se comprometer com 30 ou 40kms. O esforço será desagradável e talvez você nunca mais queira participar. Comece aos poucos.
  • O iniciante não precisa entrar na loja especializada e adquirir todos os equipamentos. É claro que o vendedor vai recomendar! Na verdade, basta alguns cuidados mínimos para o conforto. Com o tempo, você troca ideias com o grupo, e vai às compras mais informado. O que levar:

 - Tênis adequado. Você poderá adquirir um específico para caminhadas, ou usar um que já possua, desde que aguente o impacto para jornada;
 - Roupas leves para prática esportiva;
 - Protetor Solar;
 - Repelente, para trilhas no mato ou próximos a cachoeiras/rios;
 - Passar vaselina (em pasta) nos pés, para evitar atrito;
 - Utilizar duas meias apropriadas, uma fina (liner) por baixo e outra mais grossa (cushion) por cima;
 - Boné;

* Embora a água seja encontrada pelas trilhas, você deve garantir sua água potável.


 - Levar água (alguns membros do grupo chegam a tomar 1L a cada 10km). Não fique com sede para só então lembrar da água. Beba sempre, para ficar hidratado;
 - Levar alimentos leves. Sugiro Castanhas, ou frutas desidratadas.

* Viviane não descuida com o sol.

Depois destes pequenos cuidados, basta confirmar sua presença. Aguardamos os novatos para as primeiras experiências com nosso grupo. Também podem usar os comentários abaixo para enviar suas dúvidas, que teremos o maior prazer em responder e orientar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário