quinta-feira, 9 de outubro de 2014

Dia do Trabalho - A Primeira Caminhada Longa

“A partir de um certo ponto, não há retorno. Este é o ponto que é preciso alcançar”

Franz Kafka

A primeira vez a gente não esquece. Cerca de 30kms – de Vinhedo a Itupeva, e depois de volta.



Aceitei o convite para minha primeira caminhada – foi no feriado do Dia do Trabalho. O que me impediu até aquele dia? Não sei, medo de não dar conta, preguiça de acordar cedo.

Preparação feita, foram prazerosos os primeiros 20kms e dolorosos os 10kms finais, fruto de bolhas causadas pelo uso de calçados inadequados à estrada pedregosa. Encontrei um grupo receptivo, de conversa leve, que em pouco tempo se tornaria amigo de novas aventuras. Encontrei paisagens lindas, próximas de casa, que eu nunca tinha visto. Encontrei ciclistas e peregrinos à pé, todos cordiais, cúmplices que se cumprimentavam ao cruzar pelo caminho. Um dos membros do grupo lembrou: “se estivéssemos em casa, estaríamos nos arrastando para a mesa do café, ou com a Tv ligada”.

*Cachorro prestes a atacar, e a equipe em postura de alerta.

Na primeira caminhada, você não sabe como seu corpo vai responder. É tudo novidade. No final da primeira subida, já está pensando em desistir, mesmo quando ela acontece nos primeiros 3kms do percurso! Os olhares do grupo têm um misto de cuidado e sorriso desafiador. Será que o novato consegue? Daí você encontra um equilíbrio, os passos ficam firmes, segue em frente. Na fase final vem aquele desânimo, mas você está chegando, vale buscar as energias e terminar. Há um sentido de realização ao encontrar seu carro. E um de alívio ao entrar debaixo do chuveiro!



O corpo não gostou muito da primeira, manquei por quatro dias depois do evento. Minha esposa dava risadas. Uma prima me chamou para a realidade – “vc acordou cedo para andar de nada a lugar nenhum!” Mas a alma - essa saiu lavada – e me pediu para continuar. Foi um ponto de inflexão: a partir daquele dia, deveria fortalecer o corpo, para que ele fosse o veículo apropriado para esta nova atividade, que tantas emoções tem criado.

*Da esquerda para direita: Claudio, Viviane, Welinton, Geraldo

*Da esquerda para direita: Geraldo, Welinton, Fabio, Claudio

Nenhum comentário:

Postar um comentário