sábado, 2 de maio de 2015

21 de Março - Caminhada Filantrópica

"Um homem bom não necessita de monumentos: os seus atos permanecem como o seu santuário." 
Texto Judaico

Aos amigos do blog, nossas desculpas. Por vezes, a rotina não deixa que façamos os relatos de nossas experiências de caminhada no devido tempo. O Grupo Katuape continua em suas andanças, "sozinho" ou reunido a outros grupos. Se você tem interesse em caminhar conosco, escreva nos comentários do blog, que entraremos em contato.

Algumas atividades, no entanto, não podem passar sem registro. Em 21/03/2015, novamente foram reunidas cerca de uma centena de pessoas, e partimos orgulhosos com outros grupos para fazer parte de mais uma caminhada filantrópica - reunindo doações para a FIC - Fraternidade Irmã Clara - www.ficfeliz.org.br .



A caminhada é uma atividade democrática. Peregrinos novatos e experientes se espalharam pelos 17kms de percurso, iniciando e finalizando junto ao restaurante Parada do Quilombo, que reuniu o grupo para um almoço animado.

Caminhar é uma atividade longe de ser solitária. Pode-se, claro, observar o entorno e ouvir apenas seus passos, isolado em seu mundo interior. Mas há alternativas: nos momentos em que os participantes emparelham, dependendo do ritmo, e a conversa flui naturalmente. O assunto é leve, passa pelas experiências de cada um, troca de dicas, algumas informações pessoais. 


O clima dessa caminhada foi ameno, e por consequência mais reflexivo. Teve trechos pequenos de garoa, que nem sempre valiam o trabalho de vestir a capa de chuva. Emoldurado pela bela estrada de terra -  com suas árvores, paisagens e esparsas habitações e ruínas - o grupo seguiu no habitual clima de amizade e companheirismo. 


Quando se pára ao fazer uma foto, ou amarrar o calçado, a paisagem humana muda ao redor. Pessoas que caminhavam com você seguiram em frente, para novos encontros. E o caminho, generoso, nos traz novos contatos e novas histórias. Mas não há despedidas! Numa outra curva da estrada, uma pedra ou uma árvore convidam ao descanso, e represam os participantes, que reencontram os amigos das conversas de há pouco.

Para o resultado desse dia, cultivando saúde e bons pensamentos em meio a natureza, cada um pode fazer sua própria "contabilidade". Além desse resultado pessoal, há o coletivo - e devemos comemorá-lo! A foto abaixo, com as doações reunidas, mostra a força da generosidade. 

Parabéns aos organizadores e participantes!




Um comentário:

  1. Fiquei bem interessada em participar.
    Poderiam colocar os locais que já passaram ou as cidades que costumam fazer a caminhada?
    Grata.

    ResponderExcluir