"Não há normas. Todos os homens são excepção a uma regra que não existe"
Fernando Pessoa
Todo o grupo tem regras, mesmo que não estejam escritas. Quando se entra num elevador, as pessoas não se encaram, virando preferivelmente para a porta sem que haja orientação para tal. Nosso grupo também tem suas regras, algumas óbvias, outras divertidas.
* A trilha é mais agradável no início da manhã
As óbvias são fáceis de confessar. Todos temos que chegar no horário. Se atrasamos o grupo, caminha-se com o sol mais forte. É uma regra que não precisa ser dita. Da mesma forma, o convidado de primeira viagem não ficará desassistido - pois pode precisar de ajuda - e o grupo tende a seguir seu passo.
* Nosso grupo em pausa contemplativa
Quando se enxerga alguém usando equipamento de forma errada, segue uma orientação descompromissada. Quando uma discussão fica mais divergente, aperta-se o passo, e a paisagem muda, assim como o peso das certezas, que arrefecem. Nosso esforço é em empurrar o caminho para trás dos pés, não em estar sempre certo.
Caminhando com leveza, nos divertimos a pensar crueldades. Quantos pontos se ganha por indicar um novo participante no grupo? A regra não está escrita, mas é clara - 5 pontos! E se o novato é premiado com bolhas e assaduras? 10 pontos! Desistiu no meio do caminho e teve que ser resgatado de carro? 20 pontos! Desistiu chorando? 30 pontos! Veterano desistente? Reincidente? A lista segue... Felizmente, a contabilidade não é nosso forte...
* A paisagem após uma curva
Enquanto conversamos, o caminho fica para trás, e novas paisagens desfilam à nossa frente. O papo furado é outro prêmio de quem pratica caminhada.
E aí, quer contribuir com uns pontinhos? Conheço um lugar bem pertinho!
Nenhum comentário:
Postar um comentário